Saúde & Bem Estar - Como ganhar uns quilinhos!

Olá minha lindas, hoje venho falar de um assunto diferente. Normalmente dou dicas de como emagrecer porque é o que a maioria das pessoas procura, mas não me posso esquecer daquelas pessoas que querem ganhar alguns quilinhos porque tem um peso abaixo do normal e tem muitas dificuldades em ganhar como é o meu caso e de muitas pessoas.


Vamos lá então ganhar peso de maneira saudável?

Como já disse há muitas pessoas que tem dificuldade em ganhar peso e que pode ser quase tão mau como a obesidade e trazer problemas de saúde, por isso magreza nem sempre é boa, há que ser saudável!

Algumas das causas mais comuns de magreza excessiva podem ser a ingestão insuficiente de alimentos, stresse, anorexia nervosa, hipertiroidismo, problemas de má absorção de determinados nutrientes e as vezes, excesso de actividade física.

Muitas vezes o problema começa em fases importantes do crescimento, onde o hábito alimentar não foi adequado e o ganho de peso foi insuficiente, contribuindo para uma magreza excessiva. Existem casos que podem ser hereditários, onde as pessoas são magras desde pequenas e dificilmente conseguem ganhar algum peso, mas isso pode mudar se ocorrerem alterações no metabolismo que levam o organismo a acumular tecido gorduroso e sofrer uma grande perda de massa muscular. Por isso possuir uma estrutura muito magra, não quer dizer necessariamente que há uma boa quantidade de massa muscular e pouca massa gorda.


Para quem quer ou precisa ganhar alguns quilos, é indicado praticar alguma actividade física (entrem num ginásio, o façam umas caminhadas, entrem na natação, algo que gostem de praticar) para ganhar massa muscular, e não se esqueçam de ter uma alimentação adequada que estimule o ganho de peso sem prejudicar a saúde. Não adianta aumentar a quantidade de alimentos como doces, massas e gorduras para ganhar peso, porque o consumo exagerado prejudicar a nossa saúde, e pode causar problemas perigosos como elevação dos níveis de gordura no sangue e problemas cardiovasculares. Como sempre vos digo é melhor seguir a orientação de um nutricionista para fazer uma dieta saudável e balanceada, pois cada pessoa é um caso.

Mas mesmo assim deixo-vos algumas dicas de como ganhar aqueles quilinhos que tanto desejam :)

Consume mais massas e cereais que não possuam muita gordura como, por exemplo, pão francês, massa cozida, derivados de milho, arroz, feijão, ervilha entre outros tipos de grãos, em sopas, cremes e saladas. O consumo de alimentos com proteínas de origem animal (como o queijo, leite, carne e peixe) é indicado, mas não deves exagerar nos que possuem muita gordura, como o queijo amarelo, isso evita o aumento do nível de colesterol no sangue. Prefere os que possuem menor teor de gordura.
Tempera as tuas saladas com azeite (uma das melhores coisas no nosso pais) é uma forma de consumir um pouco mais de gorduras sem correr riscos na nossa saúde. Evita também alimentos que dão a falsa sensação de estômago cheio e faz de 5 a 6 refeições ao dia, moderadamente(igual se aplica as pessoas que querem emagrecer de maneira saudável). Come fruta, alimentos variados de boa qualidade e ricos, como produtos de lacticínios, grãos e farinha.

Bem minha lindas espero que tenha esclarecido e ajudado com estas dicas rápidas, qualquer coisa é só deixarem comentário ou mandem-me uma e-mail para: auristela.ferrer@gmail.com

         Beijinhos*

Sem comentários:

Enviar um comentário